Casamento consciente: Amor a dois, ao próximo e ao futuro

Casamento consciente: Amor a dois, ao próximo e ao futuro

19
julho, 2018
A Bela da Ilha
961
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Os casamentos costumam ter muito lixo, entre outras questões nada sustentáveis. Te ajudaremos aqui a ter um casamento consciente, com algumas dicas para minimizar ao máximo esses impactos, com criatividade e bom gosto.

Por A Bela da Ilha*

Casar é sinônimo de amor eterno. Casal que deseja construir um futuro juntos, talvez ter filhos e uma história linda pra contar, tem que pensar que o futuro é a gente quem faz. Somos responsáveis pelo planeta em que colocaremos nossos filhos, educando cada vez mais para terem compaixão e consciência sobre seus atos.

Hoje em dia, muita criança já nasce sabendo que fast-food não é saudável, jogar lixo na rua é absurdo, papinha pronta é coisa do passado e não sabe o que é açúcar refinado, já que suco de laranja já é bem docinho pela natureza. Estamos criando crianças preparadas para um mundo com menos lixo, mais saúde, mais solidariedade e mais amor.

Casamento na praia - decoração à luz de velas (Foto: Studio Job)

Que tal começarmos, então, pelo próprio casamento?

Os casamentos costumam ter muito lixo, entre outras questões nada sustentáveis. Te ajudaremos aqui a ter um Casamento Consciente e mais sustentável, com algumas dicas para minimizar ao máximo esses impactos, com criatividade e bom gosto.

Decoração – Menos é mais

Só de se casar ao ar livre, em um lugar com tanta natureza como Ilhabela, já poupamos muita energia elétrica. Abuse de velas (veganas, preferencialmente) que, além de românticas e intimistas, aquecem e iluminam na medida certa.

Decoração Casamento na Praia - Luz de velas

O temido plástico

Estamos muito próximos ao mar, e canudo de plástico já é coisa do passado. Hoje em dia temos canudos de bambu, inox, papel, até amido de mandioca, o famoso canudo de macarrão. São inúmeras opções, fáceis de se comprar em quantidade na internet.

canudo sustentável

Vestido da noiva: Renata Buzzo

A Renata, fundadora e estilista da marca, é adepta da slow fashion e da sustentabilidade. Usa muito tule, musseline, algodão, linho, organza e nenhum desses tem animal na composição. A marca tem esforços na vertente zero waste e toda essa preocupação com o descarte, com o lixo proveniente do corte, com a quantidade produzida, a faz estudar o resíduo como matéria-prima pra virar maquete têxtil e introduz essa matéria-prima mais inusitada (que a maioria trata como lixo) nesse universo de noiva. Ela faz os testes dessas maquetes, por exemplo: linhas que imitam franjas, retalhos que imitam plumas etc. Tudo para um vestido mais consciente e sustentável.

Vestido de noiva zero waste - Renata Buzzo

Beleza vegana: A Bela da Ilha

Mychelle, fundadora e maquiadora da marca, é vegana e faz a maquiagem da noiva com os melhores produtos veganos do mercado. Sua marca favorita é a Urban Decay, A marca é 90% vegana, e conta com uma gama extensa de produtos que seguem essa filosofia, como bases, corretivos, pós compactos, sprays fixadores e primers faciais.

Maquiagem vegana - A Bela da Ilha

Com a intenção que se tornaram 100% livres de testes em animais, o próximo passo é transformar seus produtos em 100% veganos. Para saber quais produtos seguem a filosofia, basta achar na embalagem a patinha do Marley, cachorro da Wende Zomnir, fundadora, CEO e diretora criativa da marca.

Lembrancinhas para noiva e madrinhas: De La Merche

Os sabonetes De La Merche são veganos e possuem alta concentração de ativos vegetais, principalmente óleo de oliva e manteigas de cupuaçu e karité, conhecidos por seu potencial de hidratação e cuidado com a pele. São totalmente livres de substâncias nocivas como parabenos, BHT e óleo mineral.

Kit noiva e madrinhas De La Merche - Cosméticos veganos

Tem opção kit noiva e madrinhas com robe vintage, um par de chinelos feitos artesanalmente em renda e tecido, e a coleção de sabonetes Damas Notáveis ou Cidades do Brasil.

Catering vegano: Arumã

Já falamos antes sobre o restaurante – leia aqui -, e agora abordamos como catering para eventos.

Arumã Gastronomia - Catering para eventos em Ilhabela

O Arumã Gastronomia coloca ao alcance dos noivos uma proposta gastronômica saborosa, à altura do seu grande dia. Um cardápio amplo, com diversas opções de pratos frios, quentes, entradas, canapés e muito mais. Tudo elaborado com ingredientes frescos e selecionados, veganos e com opção sem glúten.

Sapatos veganos: Veganoshoes.com.br

Nossos favoritos são os da Luiza Mell, encontrados na Veganoshoes.com.br em dois modelos, um com salto e outro rasteirinha.

Sapatos Veganos - Luiza Mell - Veganoshoes.com.br

Bebidas revigorantes: Fruchá da Ilha

Falamos sobre o Fruchá da Ilha na matéria sobre o Sustenta e o veganismo – leia aqui. Eles possuem também um serviço especializado para casamentos e eventos, que inclui um receptivo com fruchás refrescantes e energizantes para os convidados, além de opções para serem servidas durante a festa.

Fruchá da Ilha - Bebidas para eventos

Bolo Vegano: Doce Vegana

Uma ótima opção é a Docevegana.com, que trabalha com bolos veganos, com opção sem glúten, porém não tem em Ilhabela, tem que trazer de São Paulo. Na foto, bolo Naked semi rebocado com chantilly vegetal, decorado com flores de açúcar (nosso favorito!). Contém: Leite de coco, biomassa de banana, leite de soja e açúcar demerara orgânico. Contém glúten.

Bolo vegano - Docevegana.com

Serviço de Van ou Transfer

Para economizar no combustível, contrate vans para seus convidados! Prático, pontual, econômico e divertido. Além de economizar também com o estacionamento, melhoram o trânsito e seus convidados podem beber com segurança.

Recomendamos duas empresas em Ilhabela:
Maremar Turismo
KR Turismo

Ideias de lembrancinhas para convidados

Kits de plantio de temperos e ervas medicinais estão super em alta. Aposte também em ecobags personalizadas para lembrarem sempre deste dia mágico, e ainda levarem alguns docinhos do buffet para casa, ajudando no desperdício e salvando o café da manhã do dia seguinte <3 Marcadores de mesa - Casamento Consciente

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!
Mychelle Pavão é diretora da A Bela da Ilha, empresa especializada em maquiagem e penteado para casamentos na praia, dedica todo seu amor pela maquiagem a pessoas que dedicam o amor um pelo outro no maior evento da vida delas, o casamento. Leia mais textos clicando aqui.

aqui da pra colocar mais informações

Linguagem »